Respeitável público

Circo

Saiba tudo sobre nossas aulas de Circo

Circo

A magia do circo nos remete a algo esplendido, da alegria dos palhaços às acrobacias, malabares, riqueza de formas e cores. Relatos trazem que esta arte difundida no mundo todo existe desde a atinguidade.

Na China foram encontradas pinturas com quase 5000 anos mostrando contorcionistas, acrobatas e equilibristas. Os guerreiros chineses usavam a acrobacia como forma de treinamento de força, flexibilidade e agilidade.

Nas pirâmides do Egito também se encontram gravuras antiguissimas com malabaristas. Já em Roma a história do circo foi um tanto quanto trágica. Por volta de 70 a.C, surgiu o Circo Máximo, que foi destruído em um incêndio. No lugar onde ficava instalado, foi construído o Coliseu.

Circo no Brasil

Esta arte lúdica, que encanta de crianças a adultos surge no Brasil no século XIX, trazida por famílias europeias.

As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais apresentado em determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão.

O público brasileiro sempre gostou de atrações perigosas, como os malabares em trapézios e domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico, pois muitas vezes esses animais sofreram de maus tratos. Hoje é proibido por lei os animais de circo. E as atrações circenses ganharam novidades tecnológicas, sonoras e luminóticas, muito comuns em espetáculos do Cirque du Soleil, por exemplo.

 

Uma das primeiras escolas de circo surgiu em São Paulo, a Academia Piolin, em 1978. No Rio de Janeiro, em 1982, foi aberta a Escola Nacional de Circo. Hoje há inúmeras escolas e grupos circenses no país.

Nossa região de Jaú pode contar com o Circênico, que há 14 anos mais do que formar artistas, busca trazer todo esse universo lúdico e alegre para a vida dos alunos. São aulas que desenvolvem em crianças e jovens, simultaneamente, o lado artístico, físico, psíquico e emocional. Provendo desafios, superação, autoestima e, claro, muita diversão.

Julio César

Professor

Saiba mais

Laura

Professora

Saiba mais

Tatiane

Professora

Saiba mais

Bianca

Professora

Saiba mais