Equilíbrio e Coordenação

Parkour

PARKOUR

Desenvolvido como um método de treinamento que permite ao indivíduo, ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano, o Parkour surge na França em meados do dos anos 80. O termo vem de uma adaptação da palavra “parcours”; e foi sugerido por um amigo de David Belle, que junto com amigos de adolescência, é considerado o fundador do Parkour.

Ainda, o termo “parcours” tem relação com o “Parcours du combattant”, a pista de obstáculos do pentatlo militar, a modalidade tem diversas influências de práticas e dentre estas, destacam-se as ginásticas e o Método Natural de Educação Física de Georges Hébert, o qual também se utilizava de habilidades e capacidades corporais para superar obstáculos e desafios, tanto em ambientes urbanos como naturais. A modalidade pode ser praticada individualmente e em grupo.

Recentemente, o Parkour tornou-se uma prática reconhecidamente esportiva no Reino Unido, embora a concepção de esporte seja diferente daquela empregada no Brasil.

Com início no Circênico em 2016, esse esporte vem ganhando cada vez mais adeptos na região, ele trabalha todo o corpo, força, flexibilidade e tem a vantagem de poder ser praticado em qualquer ambiente, sem necessidade de usar nenhum tipo de acessório. Habilidades acrobáticas e de equilíbrio são desenvolvidas, ao mesmo tempo em que se supera desafios e obstáculos.

André

Professor

Saiba mais

João Paulo Pedro

Professor

Saiba mais