Força e concentração

Pole Dance

Conheça mais sobre nossas aulas de Pole Dance

POLE DANCE

Você sabe qual é a origem do Pole Dance?

Vários caminhos se cruzaram para dar origem à dança, com elementos da Índia, França, Canadá e Estados Unidos. Esse mix cultural herda da Índia características da prática de uma variante de yoga – a Mallakhamb – que faz uso de poste de madeira e cordas. Da França, se deve à influência do estilo burlesco, remete ao século XVII e de origem vinculada à Comédia dell’arte. Movimento também apontado como influência para o ballet, teatro de marionetes e mímica. A famosa casa de shows Moulin Rouge, fundada em 1889 em Paris, teve grande contribuição para que as performances se tornassem mais sensuais e conhecidas. Enquanto isso, nos Estados Unidos, a modalidade de dança tomou forma nos anos 1920 e 1930, em pequenas apresentações em feiras que cruzavam o país. E nos anos 70 e 80 se popularizou nas casas noturnas.

O Brasil hoje conta com várias associações e até com uma representação nacional de Pole Dance: a Federação Brasileira de Pole Dance (FBPOLE), criada em 2009 com o objetivo oficializar a prática como uma atividade física. Ela oferece certificação e credencia atletas para competições internacionais.

No Circênico, a modalidade teve início em 2017, oferecendo uma atividade física completa (do ponto de vista atlético), acompanhada de dança e arte. Tanto é que alguns de nossos espetáculos circenses-teatrais contam com quadros de Pole Dance. As acrobacias e movimentos do esporte casam perfeitamente com a proposta circense.

Viviane Pelegrim

Professora

Saiba mais

Nívia

Professora

Saiba mais